Decreto nº 17.353, de 09 de junho de 2021
Dada por Decreto nº 21.168, de 16 de julho de 2025
O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO, usando da atribuição que lhe é conferida no art. 87, inciso IV da Lei Orgânica Municipal, e tendo em vista o que consta no Proc. 03.00015-000/2020.
CONSIDERANDO o parágrafo único do art. 52 da Lei Complementar nº 385, de 1º de julho de 2010, que dispõe que os valores das indenizações previstas no inciso II do art. 52 da mesma Lei, assim como as condições para a sua concessão, serão estabelecidas em regulamento;
CONSIDERANDO o Decreto nº 14.565 de 23 de junho de 2017, que regulamenta no âmbito do Município de Porto Velho a Lei Federal nº 12.527/11, que trata do acesso à informação previsto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II, do § 3º, do art. 37 e no § 2º do art. 216, da Constituição Federal, e estabelece a observância da publicidade como preceito geral e do sigilo como exceção.
DECRETA:
Em caráter excepcional, os valores das diárias para viagens a Humaitá (AM) serão equiparados aos pagos para deslocamentos dentro do Estado de Rondônia, sendo esta medida, justificada pela proximidade geográfica entre as cidades, objetivando otimizar os recursos e atender ao princípio da economicidade.
O deslocamento de servidores públicos municipais da administração direta e indireta, comissionados e efetivos, para participação em congressos, cursos, seminários, fóruns, encontros e eventos de qualquer natureza dependem de prévia e expressa autorização do titular da Secretaria de Governo (SGOV) antes da abertura do respectivo processo administrativo, via Ofício.
Nos casos de diárias concedidas aos Secretários Municipais, aos Presidentes das Fundações, Autarquias e Empresas Públicas, os processos serão encaminhados à Secretaria de Governo – SGOV, para deliberação e posterior envio à Secretaria Municipal de Administração – SEMAD para desconto em folha de pagamento.
Os processos de diárias do Prefeito, do Vice-Prefeito e dos Ordenadores de Despesas da administração direta e indireta serão homologados pelo Secretário de Governo.
Os processos de diárias do Secretário de Governo serão homologados pelo Prefeito.
Fica autorizada a Secretária Municipal de Economia – SEMEC, por meio da Diretoria Executiva de Contabilidade e o Departamento de Gestão Financeira a realizar o bloqueio de pagamentos de diárias da Secretaria que não adotar os procedimentos previstos neste Decreto.
Compete à Secretaria Municipal de Economia – SEMEC e à Controladoria Geral do Município – CGM, com aquiescência do Prefeito, editar instrumentos normativos e de controle para o fiel cumprimento deste Decreto.
A Secretaria Municipal de Administração – SEMAD deverá verificar junto a Secretaria Municipal de Economia – SEMEC, por meio da Diretoria Executiva de Contabilidade, nos casos de exonerações, aposentadorias ou cedência dos servidores da administração direta, se há inadimplências quanto à apresentação de prestação de contas ou devolução dos valores de diárias.
De modo a manter o poder aquisitivo para as despesas extraordinárias com hospedagem, alimentação e locomoção e observada a disponibilidade orçamentária e financeira do Poder Executivo, os valores poderão ser reajustados, por ato do Prefeito, cabendo a Secretaria Municipal de Economia – SEMEC a atualização da Tabela de Diárias.
Revogam-se as disposições em contrário, em especial o Decreto nº 16.242, de 10 de outubro de 2019.
(Revogado)
(Revogado)
(Revogado)
(Revogado)
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(Revogado)
(Revogado)
(Revogado)
(Revogado)
(Revogado)
(Revogado)
TABELA DE DIÁRIAS
FAIXA | CATEGORIA FUNCIONAL | QUANT. | DENTRO DO MUNICÍPIO | DENTRO DO ESTADO | FORA DO ESTADO | PARA O EXTERIOR |
I | PREFEITO, VICE-PREFEITO, CARGOS COMISSIONADOS DE CÓDIGOS – CC DO 21 AO 24 (SECRETÁRIOS, PROCURADOR GERAL, CONTROLADOR GERAL, PRESIDENTE DE AUTARQUIAS, DE FUNDAÇÕES E DE EMPRESAS PÚBLICAS, SUBSECRETÁRIOS, SUPERINTENDENTES, ADJUNTOS DE SECRETÁRIOS, PROCURADOR GERAL ADJUNTO E CONTROLADOR GERAL ADJUNTO, ASSESSOR CHEFE DE POLÍTICA GOVERNAMENTAL E INSTITUCIONAL, ASSESSOR EXECUTIVO DA SECRETARIA GERAL DE GOVERNO, ASSESSOR CHEFE DA ASSESSORIA SETORIAL E TÉCNICA), E PRESIDENTES DE CONSELHO | 1 | R$ 200,00 | R$ 300,00 | R$ 620,00 | US$ 497,00 |
½ | R$ 100,00 | R$ 150,00 | R$ 310,00 | US$ 248,50 | ||
II | CARGOS EFETIVOS DE NÍVEL SUPERIOR, CARGOS COMISSIONADOS DE CÓDIGOS – CC 11 AO 20, VICE-PRESIDENTES DE CONSELHO, MEMBROS DE CONSELHO E CONSELHEIROS | 1 | R$ 150,00 | R$ 200,00 | R$ 500,00 | US$ 442,00 |
½ | R$ 75,00 | R$ 100,00 | R$ 250,00 | US$ 221,00 | ||
III | CARGOS EFETIVOS DE NÍVEL MÉDIO E FUNDAMENTAL E CARGOS COMISSIONADOS DE CÓDIGOS – CC 01 AO 10 | 1 | R$ 120,00 | R$ 150,00 | R$ 350,00 | US$ 399,00 |
½ | R$ 60,00 | R$ 75,00 | R$ 175,00 | US$ 199,50 |
(Anexo I ao Decreto nº 17.353, de 09 de junho de 2021)
TABELA DE DIÁRIAS
FAIXA | CATEGORIA FUNCIONAL | QUANT. | DENTRO DO MUNICÍPIO | DENTRO DO ESTADO | FORA DO ESTADO | PARA O EXTERIOR |
I | Prefeito, Vice-Prefeito, Cargos Comissionados de Códigos – CC-21 ao CC-24 (Secretários, Procurador Geral, Controlador Geral, Presidente de Autarquias, de Fundações e de Empresas Públicas, Subsecretários, Superintendentes, Adjuntos de Secretários, Procurador Geral Adjunto e Controlador Geral Adjunto, Assessor Chefe de Política Governamental e Institucional, Assessor Executivo da Secretaria Geral de Governo, Assessor Chefe da Assessoria Setorial e Técnica), Presidentes de Conselho e Cargos Efetivos de Nível Superior. | 1 | R$ 400,00 | R$ 400,00 | R$ 1.200,00 | US$ 497,00 |
½ | R$ 200,00 | R$ 200,00 | R$ 600,00 | US$ 248,50 | ||
II | Cargos Comissionados de Códigos – CC-11 ao CC-20, Vice-Presidentes de Conselho, Membros de Conselho e Conselheiros. | 1 | R$ 200,00 | R$ 200,00 | R$ 1.000,00 | US$ 442,00 |
½ | R$ 100,00 | R$ 100,00 | R$ 500,00 | US$ 221,00 | ||
III | Cargos Efetivos de Nível Médio e Fundamental e Cargos Comissionados de Códigos – CC-1 ao CC-10. | 1 | R$ 150,00 | R$ 150,00 | R$ 700,00 | US$ 399,00 |
½ | R$ 75,00 | R$ 75,00 | R$ 350,00 | US$ 199,50 |
Alteração feita pelo Art. 1º. - Decreto nº 18.901, de 04 de abril de 2023.
(Anexo I ao Decreto nº 17.353, de 09 de junho de 2021)
TABELA DE DIÁRIAS
FAIXA | CATEGORIA FUNCIONAL | QUANT. | DENTRO DO MUNICÍPIO | DENTRO DO ESTADO | FORA DO ESTADO | PARA O EXTERIOR |
I | Prefeito, Vice-Prefeito, Cargos Comissionados de Códigos – CC-21 ao CC-24 (Secretários, Procurador Geral, Controlador Geral, Presidente de Autarquias, de Fundações e de Empresas Públicas, Subsecretários, Superintendentes, Adjuntos de Secretários, Procurador Geral Adjunto e Controlador Geral Adjunto, Assessor Chefe de Política Governamental e Institucional, Assessor Executivo da Secretaria Geral de Governo, Assessor Chefe da Assessoria Setorial e Técnica), Presidentes de Conselho e Cargos Efetivos de Nível Superior. | 1 | R$ 300,00 | R$ 400,00 | R$ 1.200,00 | US$ 497,00 |
½ | R$ 150,00 | R$ 200,00 | R$ 600,00 | US$ 248,50 | ||
II | Cargos Comissionados de Códigos – CC-11 ao CC-20, Vice-Presidentes de Conselho, Membros de Conselho e Conselheiros. | 1 | R$ 200,00 | R$ 200,00 | R$ 1.000,00 | US$ 442,00 |
½ | R$ 100,00 | R$ 100,00 | R$ 500,00 | US$ 221,00 | ||
III | Cargos Efetivos de Nível Médio e Fundamental e Cargos Comissionados de Códigos – CC-1 ao CC-10. | 1 | R$ 150,00 | R$ 150,00 | R$ 700,00 | US$ 399,00 |
½ | R$ 75,00 | R$ 75,00 | R$ 350,00 | US$ 199,50 |
Alteração feita pelo Art. 1º. - Decreto nº 18.903, de 05 de abril de 2023.
(Anexo I ao Decreto nº 17.353, de 09 de junho de 2021)
TABELA DE DIÁRIAS
Alteração feita pelo Art. 1º. - Decreto nº 19.840, de 25 de março de 2024.
(Anexo I do Decreto nº 17.353, de 9 de junho de 2021)
TABELA DE DIÁRIAS
FAIXA | CATEGORIA FUNCIONAL | QUANT. | DENTRO DO MUNICÍPIO | DENTRO DO ESTADO | FORA DO ESTADO | PARA O EXTERIOR |
I | Prefeito, Vice-Prefeito, Secretário Municipal, Procurador Geral, Controlador Geral, Chefe de Gabinete II, Superintendente II, Diretor Presidente, Diretor Presidente de Autarquias, de Fundações e de Empresas Públicas, Secretário Municipal Adjunto, Procurador Geral Adjunto, Controlador Geral Adjunto, Chefe de Gabinete I, Superintendente I, Secretário Executivo III, Superintendente Adjunto, Secretário Executivo II, Secretário Executivo I, Diretor Executivo II, Assessor Intersetorial II, Assessor Intersetorial I, Assessor Especial III e Assessor Especial II (Cargos Comissionados de DAS 12 ao DAS 16), Presidentes de Conselho e Cargos Efetivos de Nível Superior. | 1 | R$ 300,00 | R$ 400,00 | R$ 1.200,00 | US$ 497,00 |
½ | R$ 150,00 | R$ 200,00 | R$ 600,00 | US$ 248,50 | ||
II | Cargos Comissionados de DAS 05 ao DAS 11, Diretor Executivo I, Ouvidor Geral, Assessor Especial Técnico Jurídico, Agente de Contratação, Coordenador IV, Diretor II, Coordenador III, Corregedor Chefe, Gestor de Acompanhamento FEMAT, Gestor de Acompanhamento das Políticas Tributárias, Gestor de Implantação e Acompanhamento do PCASP, Diretor I, Assessor Chefe, Subcontrolador, Coordenador II, Subprocurador, Coordenador I, Supervisor II, Chefe de Núcleo, Administrador Distrital, Diretor de Biblioteca, Diretor de Escola Tipologia “A”, Diretor de Escola de Música, Diretor do Centro de Formação, Gerente II, Supervisor I, Supervisor de Controle, Assessor Especial I, Assessor Executivo III, Assessor Executivo II, Assessor Jurídico II, Assessor Contábil, Assessor Executivo I, Assessor Técnico de Controle Institucional, Assessor Técnico II, Assessor Técnico I, Assessor Jurídico I, Assessor Técnico de Controle Especializado, Assessor V, Assessor Técnico de Controle de Análise de Dados, Assessor Técnico de Controle de Informações Estratégicas e Secretário de Conselho III, Vice-Presidentes de Conselho, Membros de Conselho e Conselheiros Tutelares. | 1 | R$ 200,00 | R$ 200,00 | R$ 1.000,00 | US$ 442,00 |
½ | R$ 100,00 | R$ 100,00 | R$ 500,00 | US$ 221,00 | ||
III | Cargos Comissionados de DAS 01 ao DAS 04, Gerente I, Diretor de Escola Tipologia “B”, Chefe II, Administrador de UBS, Responsável Técnico, Diretor de Escola Tipologia “C", Vice-Diretor de Escola Tipologia “A”, Chefe I, Diretor de Escola Tipologia “D”, Vice-Diretor de Escola Tipologia “B”, Vice-Diretor de Escola de Música, Vice-Diretor do Centro de Formação, Vice-Diretor de Escola Tipologia “C”, Assessor IV, Assessor III, Assessor Tributário, Assessor Financeiro e Contábil, Assessor II, Secretário de Conselho II, Assessor I, Secretária de Escola Tipologia “A", "B" e "C", Secretária de Escola de Música, Secretária do Centro de Formação e Secretário de Conselho I. Cargos Efetivos de Nível Médio e Fundamental. | 1 | R$ 150,00 | R$ 150,00 | R$ 700,00 | US$ 399,00 |
½ | R$ 75,00 | R$ 75,00 | R$ 350,00 | US$ 199,50 |
Alteração feita pelo Art. 2º. - Decreto nº 21.168, de 16 de julho de 2025.
SOLICITAÇÃO DE DIÁRIAS
Unidade Administrativa:
| Órgão Requisitante: | |||||||
Período Abrangido:
| Objetivo da Viagem: | |||||||
Necessidade de Assessoramento Técnico: ( ) Sim ( ) Não | Atividade a ser desenvolvida pelo assessor técnico:
| |||||||
| ||||||||
NOME DO BENEFICIÁRIO | DADOS CADASTRAIS | CARGO/ FUNÇÃO | Conta Corrente / Banco / Agência | DESTINO | DIÁRIAS | TRANSPORTE | ||
Quant. | Valor Unitário* | Valor Total | Aéreo/Terrestre/Fluvial | |||||
| Cadastro: |
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RG: | ||||||||
CPF: | ||||||||
| Cadastro: |
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RG: | ||||||||
CPF: | ||||||||
| Cadastro: |
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RG: | ||||||||
CPF: | ||||||||
| Cadastro: |
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RG: | ||||||||
CPF: | ||||||||
| ||||||||
Porto Velho, _____/______/______
Diretor(a) do Departamento Requisitante | ( ) Autorizo a realização da despesa e sua liquidação. ( ) Não Autorizo a realização da despesa e sua liquidação. Porto Velho/RO, ______/_______/_________
Ordenador(a) da Despesa | |||||||
MODELO PORTARIA
Portaria nº. xxx/xxxx Porto Velho, xx de xxxx de xxxx.
O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE xxxxxxx, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista o que consta no processo n.º xx.xxxxx-xxx/xxxx.
RESOLVE:
ARBITRAR e CONCEDER: x ¹/² (xxx e xxx) Diárias ao servidor abaixo relacionado para se deslocar à cidade de xxxxxx/xx, por meio de transporte xxxxxxxxxxxxx, com o objetivo de participar xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx, no período de xx/xx a xx/xx/xx. Conforme solicitação constante no memorando nº xxx/xxxxx de xx/xx/xxx.
Nome | Cad. | Cargo/Função | Destino | Quant. | Valor Unitário | Valor Total |
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| R$ | R$ |
Auxilio deslocamento |
| R$ |
XXXXXXXXXXXXX
Secretário Municipal de xxxxxxx
(Anexo III do Decreto nº 17.353, de 9 de junho de 2021)
MODELO DE PORTARIA
Portaria nº. xxx/xxxx
Porto Velho, xx de xxxx de xxxx.
O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE xxxxxxx, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista o que consta no Processo nº xxxxx-xxxxxxxx/xxxx-xx-e.
RESOLVE:
ARBITRAR e CONCEDER: x ¹/² (xxx e xxx) diárias ao servidor abaixo relacionado para se deslocar à cidade de xxxxxx/xx, por meio de transporte xxxxxxxxxxxxx, com o objetivo de participar xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx, no período de xx/xx/xxxx a xx/xx/xxxx, conforme solicitação constante no Ofício/Memorando/Processo nº xxx/xxxxx de xx/xx/xxx.
Nome | Cad. | Cargo/Função | Destino | Quantidade de diárias | Auxílio Deslocamento |
|
|
|
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|
|
XXXXXXXXXXXXX
Secretário Municipal de xxxxxxx
Alteração feita pelo Art. 3º. - Decreto nº 21.168, de 16 de julho de 2025.
MODELO AUTORIZAÇÃO PARA DESCONTO EM FOLHA DE PAGAMENTO
Pelo presente instrumento, eu ______________________________ portador do RG. ___________, servidor (a) estatutário/celetista do Município de Porto Velho ocupante do cargo ____________________________, matrícula ___________, lotação __________________________________, autorizo o desconto em folha de pagamento do valor correspondente a R$ ________, referente ao recebimento de diárias no processo administrativo nº ___________________ da minha remuneração ou verbas rescisórias, caso ocorra descumprimento do disposto no artigo 13 do Decreto nº xx.xxx de xx de xxxxxxx de xxxx.
Porto Velho, xx de xxxxxxx de xxxx.
_______________________________________
Assinatura do servidor
CPF: xxx.xxx.xxx-xx
CONTROLE DE PROCEDIMENTOS DE CONCESSÃO DE DIÁRIAS
PROCESSO Nº
SECRETARIA:
01. Quanto a instrução processual, verifique:
Confira se, | (S) (N) (N/A) | Folha/Obs. |
I – O processo administrativo foi protocolado, numerado e rubricado em cada Setor Administrativo por onde tramitou? |
|
|
02. No processo de concessão de diárias constam os seguintes documentos?
Documentos | S) (N) (N/A) | Folha/Obs. |
I – Memorando ou Ofício de solicitação de diárias; |
|
|
II – Anexo II – Solicitação de Diárias; |
|
|
III – Autorização para desconto em folha de pagamento; |
|
|
IV – Razão de contabilidade para verificação de pendência; |
|
|
V – CEO/Destaque; |
|
|
VI – Portaria ou Decreto de Concessão de Diárias; |
|
|
VII – Portaria ou Decreto de concessão de diárias publicado na imprensa oficial eletrônica; |
|
|
VIII – Nota de Empenho; |
|
|
IX – Despacho autorizando o pagamento das diárias. |
|
|
03. O memorando ou ofício está preenchido com as seguintes informações:
Informações | (S) (N) (N/A) | Folha/Obs. |
I – Nome, cadastro, cargo ou função do tomador de diárias; |
|
|
II – Objetivo da viagem com justificativa e comprovação; |
|
|
III – Datas de ida e volta e localidade de destino; |
|
|
IV – Meio de transporte e autorização do gestor quando houver uso de veículo oficial; |
|
|
V – Data e assinatura do setor requisitante; |
|
|
VI – Data e assinatura da autoridade competente autorizando abertura de processo administrativo; |
|
|
VII – Autorização para abertura de procedimento para concessão; |
|
|
VIII – Consta justificativa e autorização da autoridade competente, nos casos em que o início da viagem ocorre em fim de semana ou feriado? (Art. 7º § 1º); |
|
|
IX – Se a viagem for para acompanhar Prefeito ou Secretário na qualidade de assessor (Art. 6º), consta comprovação de que o servidor tem conhecimento técnico imprescindível ao assunto objeto da viagem ou é agente de segurança do Prefeito? |
|
|
04. No Anexo II – Solicitação de Diárias confira:
Itens de verificação | (S) (N) (N/A) | Folha/Obs. |
I – Objetivo e período da viagem; |
|
|
II – Se há necessidade de assessoramento técnico consta a descrição das atividades a serem desenvolvidas; |
|
|
III – Nome, dados cadastrais, cargo/função do beneficiário; |
|
|
IV – Indicação do banco, agência e conta corrente; |
|
|
V – Destino da viagem; |
|
|
VI – Quantidade e valores unitário e total das diárias; |
|
|
VII – O meio de transporte (aéreo/terrestre/fluvial); |
|
|
VIII – Data e assinatura do responsável pelo setor requisitante; |
|
|
IX – Data e assinatura do ordenador autorizando a despesa e sua liquidação; |
|
|
X – As diárias estão sendo concedidas por dia de afastamento, conforme os critérios do valor integral e da metade do valor, nos termos do art. 3º e 4º e foram fixados de acordo com o Anexo I, deste Decreto. |
|
|
05. No Anexo IV – Autorização para desconto em folha de pagamento, verifique:
Itens de verificação | (S) (N) (N/A) | Folha/Obs. |
I – Nome, RG, cargo, matrícula e lotação do servidor; |
|
|
II – Valor corresponde ao total de diárias recebidas; |
|
|
III – Número do processo administrativo; |
|
|
IV – Data e assinatura do servidor. |
|
|
06. No razão de contabilidade confira:
Itens de verificação | (S) (N) (N/A) | Folha/Obs. |
I – Nome completo do servidor; |
|
|
II – Período de movimentação; |
|
|
III – Ausência de pendência; Em caso de pendência, para que se conceda o segundo adiantamento deverá constar nos autos certificação de que o servidor apresentou a prestação de contas no prazo legal e a mesma esteja pendente de análise/homologação, e ainda o servidor não esteja em alcance, nos termos do § 4º, art. 5º deste Decreto. |
|
|
07. No Controle de Execução Orçamentária – CEO/Destaque, verifique:
Itens de verificação | (S) (N) (N/A) | Folha/Obs. |
I – Unidade Orçamentária, Programa; Projeto/Atividade; Elemento de Despesa; Fonte e Esfera; |
|
|
II – Objeto da viagem e valor destacado; |
|
|
III – Assinatura e identificação do responsável pela elaboração e do Ordenador de Despesa. |
|
|
08. Na Portaria ou Decreto de Concessão de Diárias verifique:
Itens de verificação | (S) (N) (N/A) | Folha/Obs. |
I – Nome do servidor, o respectivo cargo, função, número do cadastro e datas de ida e de volta; |
|
|
II – Descrição sintética do objeto da viagem; |
|
|
III – Quantidade de diárias e meias diárias a serem pagas; |
|
|
IV – Publicação na imprensa oficial eletrônica. |
|
|
09. Na Nota de Empenho, verifique:
Itens de verificação | (S) (N) (N/A) | Folha/Obs. |
I – Está individualizada e de acordo com o recurso, categoria (adiantamento-viagens), projeto/atividade, elemento de despesa, especificação e valor conforme apresentado no Destaque Orçamentário? |
|
|
II – Consta descrição do objeto, nome do servidor, cargo/função, número do cadastro, data de ida e de volta, quantidade de diárias e o meio de transporte; |
|
|
III – Assinaturas e identificação do servidor responsável pela emissão e do Ordenador de Despesas da Secretaria de Origem. |
|
|
10. No Despacho autorizando o pagamento, verifique:
Itens de verificação | (S) (N) (N/A) | Folha/Obs. |
I – Número do processo; |
|
|
II – Identificação do (s) tomador (es) de diárias; |
|
|
III – Número da (s) Nota (s) de Empenho (s); |
|
|
IV – Data do envio com tempo hábil para pagamento – 3 (três) dias antes da viagem; |
|
|
V – Valores das diárias concedidas; |
|
|
VI – Declaração “autorizo o pagamento”; |
|
|
VII – Assinatura e identificação do ordenador de despesa da pasta. |
|
|
RESULTADO ESPERADO. Espera-se que todos os documentos anexados aos autos estejam sem rasuras, autuados, assinados, datados e preenchidos com informações fidedignas que assegurem razoável segurança de que as diárias estão sendo concedidas em conformidade com a legislação e normas, atendendo as necessidades dos órgãos e entidades do Poder Executivo Municipal no cumprimento de suas respectivas missões institucionais. |
CORREÇÃO DAS IMPROPRIEDADES E PROVIDÊNCIAS QUANTO AS IRREGULARIDADES. As impropriedades ou irregularidades encontradas devem ser sanadas pelo setor ou servidor responsável pelo documento anexado ou do ato praticado, antes de dar continuidade ao trâmite processual. E, sempre que necessário, dar ciência ao gestor da pasta para providências. |
Porto Velho, xxx de xxxx de xxx.
_____________________________________
Identificação e assinatura
(responsável pela instrução do processo de concessão de diárias do departamento administrativo ou unidade equivalente)
RELATÓRIO INDIVIDUAL DE COMPROVAÇÃO DE DIÁRIAS
I – IDENTIFICAÇÃO
1. Processo nº | 2. Nome do Beneficiário |
|
|
3. Portaria/Decreto nº | 4. Cargo/Função |
|
|
5. Cadastro | 6. Unidade de Lotação |
|
|
II – HISTÓRICO
7. Origem da Viagem | 8. Data/hora de Saída |
|
|
9. Destino da Viagem | 10. Data/hora do retorno a sede |
|
|
III – MEIO DE TRANSPORTE
11. Terrestre – Rodoviário ou viatura (marcar X no tipo de veículo utilizado) | |||||||
| 11.1. Ônibus | 11.2. Nº do Bilhete |
| ||||
| |||||||
| 11.3. Carro Oficial | 11.4. Tipo (Carro, Camionete, Ônibus, Caminhão) |
| 11.5. Placa |
| ||
11.6. Nome do Motorista | 11.7. Cadastro | ||||||
|
| ||||||
11.8. Assinatura do Motorista |
| ||||||
| |||||||
12. Aquaviário (marcar X no tipo de veículo utilizado) | |||||||
| 12.1. Barco de Passageiros | 12.2. Nº do Bilhete |
| ||||
| |||||||
| 12.3. Barco Oficial | 12.4. Tipo (lancha, navio etc.) |
| 12.5. Nome |
| ||
12.6. Nome do Comandante | 12.7. Cadastro | ||||||
|
| ||||||
12.8. Assinatura do Comandante |
| ||||||
| |||||||
13. Aéreo | |||||||
13.1. Nº do Bilhete, e-ticket, recibo de passageiro |
| ||||||
IV – ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
14. Data/Período | 15. Local (rua, avenida, bairro, nº, nome na fachada, nome do órgão, entidade, empresa) | |
|
| |
16. Relato das Atividades | ||
|
| |
17. Local/Data |
| |
18. Assinatura do Tomador das Diárias | 20. Assinatura/Identificação do Chefe Imediato | |
|
| |
CONTROLE DE PROCEDIMENTOS DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DE DIÁRIAS
PROCESSO Nº
SECRETARIA:
01. Quanto a instrução processual, verifique:
Confira se, | (S) (N) (N/A) | Folha/Obs. |
I – O processo administrativo foi protocolado, numerado e rubricado em cada Secretaria por onde tramitou? |
|
|
02. Na fase de prestação de contas constam os seguintes documentos?
Documentos | S) (N) (N/A) | Folha/Obs. |
I – Comprovação do pagamento das diárias (Arquivo Retorno/Despesas Pagas); |
|
|
II – Despacho da Secretaria de Fazenda à Secretaria de Origem, após o pagamento das diárias; |
|
|
III – Relatório Individual de Comprovação de Diárias; |
|
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IV – Bilhete de passagem quando a viagem ocorrer fora do Estado ou outro documento que o substitua (Ata de reunião ou declaração emitida por unidade administrativa ou Declaração ou certificado emitido por unidade administrativa ou lista de presença) |
|
|
V – Autorização para deslocamento com o controle de tráfego – anexo IX, quando for utilizado veículo oficial. |
|
|
03. O Relatório Individual de Comprovação de Diárias está preenchido com as seguintes informações:
Informações | (S) (N) (N/A) | Folha/Obs. |
I – O item “Identificação” constam: número do processo, nome, portaria/decreto, cadastro, cargo ou função e unidade de lotação do tomador de diárias? |
|
|
II – O item “Histórico” constam: origem e destino da viagem, data/hora da saída e do retorno à sede; |
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III – No item Meio de transporte verifique: a) terrestre: a.1) ônibus: confira o número indicado no relatório com o bilhete de passagem anexado aos autos; a.2) Carro Oficial: tipo do veículo; placa do veículo; nome, cadastro e assinatura do motorista; b) aquaviário: b.1) barco de passageiro: número do bilhete; b.2) barco oficial: tipo e nome do barco; nome, cadastro e assinatura do comandante; c) aéreo: confira o código localizador com o do cartão de embarque anexado aos autos. |
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IV – No item “Atividades desenvolvidas” constam: a) data e local das atividades desenvolvidas; b) relato das atividades desenvolvidas; |
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V – No item Local/Data do Relatório e assinatura observar o preenchimento: a) local e data da entrega da prestação de contas; b) assinatura e identificação do tomador de diárias; c) assinatura e identificação do chefe imediato |
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04. Confira ainda,
Informações | (S) (N) (N/A) | Folha/Obs. |
I – A prestação de contas das diárias foi apresentada no prazo de 5 (cinco) dias, contados da data do retorno da viagem; |
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II – O afastamento exigiu pernoite fora da sede; |
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III – As diárias em excesso ou referentes à viagem que, por qualquer circunstância, não tenha sido realizada, foram restituídas pelo servidor em 5 (cinco) dias, contados do recebimento; |
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IV – Os documentos comprobatórios de viagem estão legíveis e sem rasuras. |
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Porto Velho, __ de __________ de 20_____.
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Identificação e assinatura
(responsável pela instrução do processo de concessão de diárias do departamento administrativo ou unidade equivalente)
TERMO DE HOMOLOGAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DE DIÁRIAS
Considerando que o presente processo foi objeto de análise pela unidade executora de Controle Interno ou órgão equivalente, ou ainda, por comissãodeservidoresdesignada pelo ordenador de despesa – em cumprimento as atribuições do art. 10 do Decreto nº 15.403/2018, tendo sido constatado que a despesa encontra-se, portanto, APTA/INAPTA para ser homologada/reprovada nos termos do Decreto xxxx de xxx, e nostermosdoart.1ºdoDecretonº12.252,de 12dejulhode2011.
D E C I D O:
HOMOLOGARa presente prestação de contas de diárias nos termos do do Decreto nº xxxx/xxxx, de forma que os autos deverão ser remetidos à Unidade Administrativa competente, a fim de proceder a baixa da responsabilidade do(s) beneficiário(s).
Ou
REPROVAR a prestação de contas e envio procedendo-se a abertura do Procedimento Administrativo Disciplinar, nos termos do art. 20, sem prejuízo da restituição das diárias recebidas por meio da autorização para desconto em folha de pagamento do valor irregular nos termos do Anexo IV.
Porto Velho-RO,_____de________de 20__.
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ORDENADOR DE DESPESA
AUTORIZAÇÃO PARA DESLOCAMENTO
UNIDADE ADMINISTRATIVA: | ||
GESTOR DA FROTA DA UNIDADE ADMINISTRATIVA (nome e matrícula):
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O/A (cargo enome do Ordenador de Despesa) do órgão, no uso de suas atribuições, AUTORIZA o (nome do motorista/servidor e matrícula) a transitar com o veículo abaixo especificado, no período de ____ de ___ de ___ a ____ de ___ de ______, a serviço deste órgão, com a finalidade de ____________________conforme previsto ________. | ||
TIPO DE TRANSPORTE OFICIAL: ( ) PRÓPRIO ( ) TERCEIRIZADO | ||
MODELO DO VEÍCULO: | PLACA: | COR: |
__________________________________________ ASSINATURA DO RESPONSÁVEL PELA FROTA DA UNIDADE ADMINISTRATIVA
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ATENÇÃO: O VEÍCULO FICARÁ SOB A RESPONSABILIDADE DO CONDUTOR/ MOTORISTA ATÉ O FECHAMENTO DA ORDEM DE TRÁFEGO E DEVOLUÇÃO DA CHAVE DO VEÍCULO AO GESTOR DA FROTA/UNIDADE ADMINISTRATIVA. | ||
CONTROLE DE TRÁFEGO
SAÍDA | CHEGADA | ||||||
DATA | HORA | KM | LOCAL | HORA | KM | DESTINO | MOTORISTA |
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INFORMAÇÕES ADICIONAIS SOBRE O TRAJETO (se houver): | |||||||
OCORRÊNCIAS EXTRAORDINÁRIAS (se houver): ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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____________________________________________ ASSINATURA DO SERVIDOR/MOTORISTA | |||||||